Social icons

7.10.2011

Bloggers Interview: Joana Cardoso, The Paper and Ink

Hoje tem início aqui no Bacafuzadas uma nova rubrica. Como já deu para reparar, trata-se de uma pequena entrevista com algumas bloggers que sigo atentamente ou que acabei de descobrir.


A entrevistada de hoje é a adorável Joana Cardoso do blog The Paper and Ink.  A Joana é uma inspiração em diversos sentidos: quer pelos seus outfits, quer pelo design sempre fabuloso do seu blog. Mas para mim, a Joana inspira-me também devido a este post que a própria escreveu.
A meu ver é mesmo necessário existirem blogs de pessoas reais pois estes mostram que a moda é para todos os tamanhos e não é preciso termos vergonha de quem somos.



1. Onde te encontras a viver neste momento?
Vivo na área do grande Porto, não muito longe do centro que toda a gente conhece. 

2. O que estás actualmente a fazer na tua vida? (estudo e/ou trabalho)
Sou uma estudante na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, acabadinha de transitar para o segundo ano na área de Artes Plásticas-Multimédia. Para além de estudante sou fotógrafa nas horas vagas, tudo muito amador mas adoro o que faço porque é uma mais valia ter treino suficiente e desde cedo para mais tarde, afinal quero mesmo ser fotógrafa de moda…e designer editorial e ainda outras mil e quinhentas coisas, não todas realizáveis mas pelas quais eu vou lutar. De vez em quando também me aventuro como designer, um trabalhinho aqui e outra acolá e vou assim fazendo imensas coisas que gosto e que me dão uma amostra de como poderá vir a ser o meu futuro.

3. Quando decidiste criar um blog e começar a 'blogar', e porquê?
Desde que tenho 13 anos que tenho vindo a ter diversos blogs para os mais diversos fins mas só à coisa de 3 anos e meio é que comecei a virar-me para os blogs de moda e lifestyle e a seguir religiosamente alguns deles.Como sempre adorei este mundo da moda (sabendo que ingressei em artes porque queria ser estilista) e comecei a ter um estilo que acreditava ser muito mais definido e bonito do que aquele que tinha antes e por estas razões e mais algumas decidi criar então o blog The Paper and Ink que no início era um pouco de tudo mas agora foca-se essencialmente no meu estilo de vida e em moda,algo que adoro e que quero mesmo muito continuar a fazer.



4. Como descreves o teu estilo?
Pergunta muito difícil! Nunca achei que tivesse um estilo marcado, mas as pessoas à minha volta todas dizem coisas diferentes, os meus amigos mais chegadas e a minha mãe vêem alguma coisa e vão logo do género ‘isto é mesmo a cara da Joana’. Não sei bem se é assim ou não quando ando às compras ou quando me visto no dia-a-dia, acho que ando um bocado ao sabor do vento e do que mais me apetecer, mas sim, tenho uma perdição por peças de inspiração navy,roupas com folhos, colarinhos,rendas e cores pastel. Acho que se tivesse mesmo que definir o meu estilo então iria dar-lhe o nome de ‘Rock n’ Doll’,ou o conhecido ‘Girly with an edge’. Gosto de juntar peças ultras femininas com outras um bocadinho mais roqueiras,por assim dizer. Porque não um vestido cor-de-rosa clarinho com um lindo casaco de cabedal? Adoro esse tipo de coisas e talvez é nisso que está o meu estilo e nos pequenos detalhes tal como toda a gente.

5. O que inspira o teu estilo?
Viagens a várias lojas,o que vejo nas revistas,em celebridades que considero ‘style icons’,o que gosto de ver em mim mesma,entre muitas outras coisas,mas sei que sem dúvida uma das minhas maiores fontes de inspiração nos últimos anos são sem dúvida nenhuma os blogs. Digo sem problema nenhum que comecei a usar boinas vermelhas por causa da Sandra do Niotilfem,cortei o cabelo a direito quando vi a Carrie do WishWishWish, e acho que a minha grande paixão por cores suaves coincidiu com a altura que comecei a visitar o blog The Cherry Blossom Girl da Alix, assim sendo penso que não só para mim mas para muitas outras blogger a blogosfera é sem dúvida o melhor e mais vasto local de procura e fonte de inspiração do nosso próprio estilo.

6. Quais são as tuas lojas de eleição?
No dia-a-dia a H&M está a frente de todas as outras,e logo a seguir a Blanco,Primark,Zara,por vezes a Stradivarius,lojas de rua e outros locais desde e quando eu encontro coisa que gosto. São todas elas lojas acessíveis,umas mais do que outras mas aonde encontro sempre peças que gosto,desde essenciais a outras um pouco diferentes que gosto de ter para usar quando me sinto mais ousada. Se tivesse uma conta infindável a história haveria de mudar um bocadinho,pois quem me conhece sabe que sou louca por Louboutins,Jimmy Choo,Elie Saab,Marc Jacobs e Alexander McQueen entre muitas outras marcas famosas..e caras!



7. O que gostas de fazer durante o teu tempo livre?
Fotografia,acima de tudo,mas isso já sabem.Adoro ler,ouvir música,pintar,escrever,estar com os meus amigos a rir-me durante horas a fio ou a ter conversas sérias,adoro ouvir os outros mas também adoro falar pelos cotovelos.Sou capaz de passar horas a fio na internet,a fazer gráficos/banners,no Tumblr que é tão viciante,em blogs de moda e de cozinha,adoro aquilo que chamo de food porn (sou capaz de estar horas a ler receitas e babar para cima de fotos de comidas maravilhosas,como tudo com os olhos).Adoro fazer mil e uma coisas e outras vezes gosto de não fazer nada,fechar a persiana,meter-me na minha cama e dormir durante horas,então se for depois do almoço,durante o dia e com chuva lá fora,ainda melhor!

8. Que camera usas e como editas as tuas fotografias?
Quando comecei com o blog usava uma Pentax M40,compacta de 8MP que fazia e faz uma fotos lindas e que adoro,mas adquiri recentemente uma Canon EOS 550D por necessidade e paixão por fotografia e é a câmara que mais uso para fotografar ultimante.Por vezes ando com a minha Lumix DMC-F3 que me foi oferecida nos meus anos e como é uma compacta muito pequenina é mais fácil de ter na carteira e usar num momento mais ‘urgente’.Fiz há pouco tempo uma review sobre as minhas câmaras e acessórios no blog,assim posso mostrar ás pessoas que não precisamos de ter equipamentos imensamente caros para ter bons resultados, vasta saber o que fazer e ter um bom olho.
Edito todas as minhas fotos no mesmo sítio aonde faço todos os meus gráficos e afins,no Photoshop CS5. Para mim ter as minhas fotos online sem serem ‘photoshopadas’ é como sentir-me nua e exposta,pode ser maluquice mas é verdade. Por norma basta-me brincar com alguns filtros,opacidades,saturações e níveis para conseguir aquilo que quero.Por vezes requer trabalho mas gosto de sentir que estou a fazer algo bem feito.Outra coisa que aconselho e é super rápido são as actions,é só carregar no botão de start e em segundos temos uma foto linda e completamente diferente perante os nossos olhos.



9. Uma curiosidade que gostasses de partilhar sobre ti própria.
Uma pequena grande curiosidade que quem me conhece bem sabe sobre mim é que até aos meus 14/15 anos sempre tive a ideia fixa que queria seguir medicina e ser pediatra.Acabei por seguir o ramo das artes,em nada me arrependo mas ainda tenho o sonho de ser pediatra e adorava trabalhar na área de neonatologia, acho que ainda vou acabar a tirar medicina,nem que seja daqui a duas décadas, afinal nunca é tarde para se aprender.


10. Por fim, um conselho que gostasses de deixar a todos aqueles que possuem um blog ou que estou a começar neste mundo.
Não tenham medo de arriscar e ser vocês mesmos. O pior que podem fazer é mostrar aos outros um tipo de vida que não têm e criar uma mentira que mais tarde ou mais cedo vai cair. Sejam originais, não se desculpem pela maneira como são (a não ser que sejam extremamente mal educados) e acima de tudo não tenham vergonha. Para quem quer entrar no mundo dos blogs de moda só vos tenho a dizer que foi algo que me ajudou a deixar de ter tantas incertezas sobre mim mesma e que não precisamos de ter um corpo com medidas de uma Barbie para nos vestirmos bem e nos sentirmos ainda melhores. Peçam ajuda quando precisarem e vão ver que com interacção vão crescer e tornarem-se pessoas cada vez melhores. E por último, mantenham o vosso blog simples, se não têm jeito nenhum ou conhecimento na área de html e construção de layouts mais vale deixar tudo arrumado e não lhe mexer muito, se querem algo melhor, peçam ajudar, à sempre alguém disposto a ajudar.


Muito obrigada Joana por teres partilhado estes pequenos factos sobre ti.
E não se esqueçam de seguirem o The Paper and Ink 



7 comments

  1. Awww,nunca pensei que pusesses a entrevista online tão depressa!
    Uma vez mais um muito,um enorme obrigada por esta importante,ainda estou entre estado de choque e estado wowww infindável!
    ...a Joana inspira-me... Obrigada,digo o mesmo de ti,e sendo muito sincera.
    És fantástica Daniela 'Salsa'.Continua assim,tens tudo para triunfar!!

    ReplyDelete
  2. A Joana é um amor mesmo, uma inspiração e uma lufada de realidade aqui no mundo dos bloggers. Adorei!

    ReplyDelete
  3. aww, adorei a ideia. muito boa a iniciativa de dar a conhecer as pessoas da blogosfera. :)

    ReplyDelete
  4. Gostei mesmo muito, muito muitooooooooooo :D

    Parabéns babes*

    ReplyDelete
  5. Gostei muito desta nova rúbrica e também de conhecer um pouco mais da Joana (e quem diria que "sonha" seguir medicina, um dia?). A Joana é uma pessoa super simpática e o blogue dela inspira-me, também, em variadas formas.
    Quanto ao email, podes mandar para o sweetescape.cat@hotmail.com que é o mail do blogger. Não há portanto problema em aceitares o comentário :)

    ReplyDelete
  6. Gostei imenso da entrevista, acho esta rubrica bastante interessante.

    Gosto Imenso do teu blog!

    Sou nova na Blogosfera e tomei conhecimento do teu blog através de uma amiga que te tem nos blogs favoritos e por curiosidade cliquei no link e ainda bem que o fim, Parabéns pelo Blog.

    Vou passar a vir aqui mais vezes espreitar os teus posts =)

    Beijinhos

    se tiveres curiosidade, passa pelo meu http://pictures-last-forever.blogspot.com/

    ReplyDelete
  7. Ahhh adorei adorei! Identifiquei me bastante com a Joana. Beijoca

    http://dress-to-impress.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete

Powered by Blogger.