Social icons

7.20.2011

Bloggers Interview: Cátia Pereira, Who Wants to Be Chic?


Tenho estado ausente, mas a desculpa não poderia ser melhor. Encontro-me a estagiar na Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. A experiência tem sido muito enriquecedora, mas conto pormenores mais tarde.


Hoje trago-vos mais uma entrevista. Desta vez, a blogger escolhida foi a autora do Who Wants to Be Chic?, a Cátia Pereira.
A Cátia tem 17 anos apenas mas o seu estilo não passa despercebido. Para mim, é a prova viva de que o termo "adolescência" não é sinónimo de "estereótipo" (sim, porque eu quando saio à rua só vejo casacos da wWsc e sapatilhas Adidas - nada contra, mas tudo o que é em exagero é irritante).
O que me cativa mais no estilo da Cátia é, indubitavelmente, o facto de esta conjugar o velho e o novo, ou seja, roupa actual com peças vintage.
mas nada melhor do que lerem a entrevista e verem o seu blog para a conhecerem melhor.




1. Onde vives e o que fazes neste momento na tua vida (estudo/trabalho)
Ora bem, eu vivo na zona de Cascais, numa das freguesias do concelho. Gosto muito do sítio onde vivo, junto ao mar e no entanto perto da capital. Neste momento estou a acabar o 12º ano e espero dentro de uns meses já estar na faculdade.

2. Como descreverias o teu estilo?
Sinceramente, não consigo descrevê-lo. Há quem diga que tenho dois estilos, um mais elegante, feminino, clássico, outro mais freak. A verdade é que gosto de peças vintage e femininas, camisas, blazers (a minha peça de roupa favorita), saias e vestidos, e nesse sentido sou muito “menina” na forma de vestir. Mas ao mesmo tempo gosto também de peças e acessórios extravagantes, de cores fortes, com padrões chamativos. Por vezes misturo ambos os estilos e o resultado acaba sempre por ser divertido pois é uma combinação de coisas que gosto e que sobretudo sinto que são “a minha cara” e me fazem sentir bem. Acho que ainda não encontrei bem o meu estilo, ainda estou à procura, o que é bom, pois tenho a oportunidade de vestir de tudo um pouco, saber o que me favorece e o que não me favorece de todo (e que melhor altura para fazer estas experiências senão esta?)



3. O que inspira o teu estilo?                                     
Sinto-me inspirada por tudo o que me rodeia. Busco inspiração nas pessoas que vejo na rua, muitas delas conseguem de facto exprimir-se pelas roupas que vestem e pelos acessórios que fazem toda a diferença. A moda é bonita sim, mas a piada encontra-se fora das runways. Adoro blogues de streetstyle. Também me inspiro muitas vezes em caras conhecidas, como a Alexa Chung e a Pixie Lott.

4. Porque é que decidiste criar um blog e começar a 'blogar'?
Decidi criar um blogue há coisa de dois anos e uns mesinhos. Lembro-me perfeitamente, era uma tarde e estava em férias da Páscoa. Na altura já visitava alguns blogues e nesse dia pensei “Porque não criar também um meu?”. Foi assim que nasceu o Les Belles Chansons (antigo Sweet Escape). Ainda hoje o tenho, é um blogue mais pessoal, mais meu no sentido em que lá escrevo as mais variadas coisas que me vêm à cabeça, momentos que me marcam, e publico também fotografias da minha autoria. Um ano após ter criado o meu primeiro blogue comecei a sentir necessidade de criar um outro, mais ligado à moda, à minha forma de vestir. Achei que não fazia sentido misturar um com o outro portanto criei o Who Wants To Be Chic. Nele, além de publicar fotografias dos meus outfits, publico também tudo o que me inspira no mundo da moda. É um blogue que me preenche completamente nesse sentido e espero que venha a evoluir.


5. Quais são as tuas lojas de eleição?
A Zara será sempre a minha loja de eleição. Lembro-me que gosto dela desde pequena, cada vez que ia a algum centro comercial os meus pais até me diziam “Olha Cátia, a tua loja!” No entanto tenho vindo a descobrir novas lojas das quais gosto muito nomeadamente a H&M, que me surpreende colecção após colecção, e mais recentemente a Blanco. Também gosto da Primark, mas tem de se saber escolher.

6. Que camera usas e como editas as tuas fotografias?
Desde há um ano que uso uma Nikon D5000, lentes 18-55mm e estou muito contente com os resultados que tenho obtido. Quanto à edição de imagem, não costumo editar as minhas fotografias. De vez em quando lá mexo com o Photoscape, na luminosidade, nos níveis de saturação, filtros e na definição da imagem, mas nada por aí além. Não sou muito dotada para a edição de imagem (e confesso que sou também preguiçosa) e quando uma fotografia sai bem ao natural nem lhe mexo.


7. O que gostas de fazer durante o teu tempo livre?
Gosto muito de passear, ir a Lisboa, a Sintra ou a Belém, que são dos meus locais preferidos. Gosto de ir a museus, andar pelas ruas a fotografar mas também de ficar em casa afundada no sofá a devorar filmes. Sempre que posso vou a concertos e durante uma hora e meia sinto-me verdadeiramente feliz. Também gosto muito de escrever, desenhar, ler, cozinhar (ou pelo menos tentar), estar sempre a criar e inventar coisas, ir às compras (nem que seja somente ver o que há de novo nas lojas), navegar pela internet e dormir (adoro dormir). E estar com os amigos, divertir-me com eles, conversar, rir.

8. Uma curiosidade que gostasses de partilhar sobre ti própria.
Uma curiosidade? Não é segredo nenhum que um dos meus grandes sonhos é ser estilista. Mais do que a moda, gosto de roupa, sentir os tecidos, escolher as cores e os padrões. Não estou no ramo das artes, e arrependo-me um pouco por isso, mas tal não me impede de, sei lá, fazer um workshop de confecção de roupa ou algo parecido. É algo que gosto muito e não vou desistir até tentar.

9. Por fim, um conselho que gostasses de deixar a todos aqueles que possuem um blog ou que querem criar um.
Se querem mesmo criar um blogue, se sentem que têm algo a dizer sobre um determinado assunto ou querem simplesmente partilhar coisas que gostem, então força! Acho que não custa nada experimentar e quem sabe podem vir a gostar deste mundo da blogosfera.
Se já possuem um blogue, mantenham-se fiéis a vocês próprios. Não vale a pena ter um blogue que não vos preencha. Eu própria já tive indecisões quanto aos meus blogues, já senti que não estava totalmente contente. Fiz uma pausa, pensei no rumo que queria dar-lhes e continuei e agora sinto que estou novamente no caminho certo. Relativamente ao aspecto, less is more. Basta o essencial. E lembrem-se, os seguidores não são tudo.



9 comments

  1. Gostei muito da menina!! ehehe :D


    Biju*
    http://ivaniadiamond.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Gostei :) vou ver o blog dela *

    ReplyDelete
  3. Adorei! Duas das minhas blogger portuguesas favoritas!
    A Cátia é um doce e bem mais madura em termos de estilo do que muitas miúdas de 17 anos e até mais velhas!
    Adorei ficar a conhece-la melhor!!

    Daniela,linda,acho que devias fazer uma entrevista a ti mesma,ou ainda acabo eu por abrir uma secção como a tua e depois não te escapas!

    ReplyDelete
  4. gostei muito :) devias fazer a mais raparigas!

    ReplyDelete
  5. Mais uma vez, obrigada Daniela (: E mal posso esperar por saber quem será a/o próxima/o entrevistada/o

    ReplyDelete
  6. gosto do blog da cat e agora graças a ela também conheço e gosto do teu:D*

    ReplyDelete
  7. adorei o blog, vou seguir!

    ReplyDelete
  8. Não conhecia! Gostei muito!

    ReplyDelete
  9. Hei :) Gostei mt do seu blog e desta nova rubrica ;) mt original.. e os blogs descritos tbm sao interessantes :D vou seguir ;) e parabéns pelo trabalho feito!!

    ReplyDelete

Powered by Blogger.