Social icons

3.16.2011

Garraiada na UTAD


Hoje venho falar da garraiada na UTAD e tudo porque não entendo porque é que este tema voltou a surgir e pior, voltará a existir na minha academia pois os alunos presentes assim quiseram. É uma vergonha que num universo de 6 mil estudantes apenas 200 estiveram presentes. E apesar de muitos nao conseguirem estar nas RGA à noite por falta de transporte, acredito que muitos morem perto da UTAD e não foram porque estar no quentinho é bem melhor.

Se não me engano,  há dois anos deixou de existir uma tradição, a meu ver muito estúpida: a Garraiada. Esta tradição,  infelizmente, não se via só na UTAD, continuando a existir em muitas universidades do nosso país. 

A minha questão é: porque é que não permitiram os alunos da instituição votar ao longo do dia ou porque não marcaram a RGA para outra hora? Compreendo que muita gente tinha aulas e não poderia comparecer nem ás 4 da tarde, mas sendo assim era preferível colocarem urnas em todos os edifícios e permitirem aos alunos darem a sua opinião das 9h às 20h, por exemplo.

O que me mete confusão é que quando é para votar em listas para a Associação Académica  as urnas estão abertas durante todo o dia em todos os edifícios onde os alunos da UTAD têm aulas.  Porque não fazer o mesmo num assunto como este?

Por isso, desculpem, mas aqui fica a minha opinião: Obrigada a todos os que não estiveram presentes por comodismo por me permitir dizer, a partir de agora, que não tenho qualquer tipo de respeito por vocês.

E para que saibam... a Garraiada foi aprovada na UTAD. Lamentável! 

Sem mais nada a acrescentar.

Daniela Rodrigues

3 comments

  1. Concordo com tudo o que disseste ...é ridiculo o que eles estão a fazer...so olham para os interesses deles...

    ReplyDelete
  2. Cara Daniela, o meu nome é David Barbosa e sou membro da AAUTAD. Fui declaradamente contra a realização da Garraiada na votação de ontem! O que a AAUTAD fez foi o que deveria ter sido feito, a convocação de uma RGA onde todos os alunos interessados pudessem exprimir a sua intenção de voto, fosse elam a favor ou contra esta acto na Semana Académica.
    Esta convocatória foi realizada segundo os Estatutos aprovados anteriormente numa mesma RGA. Concordo quando referes que uma actividade destas tivesse sido alvo de uma votação por toda a UTAD, com urnas por todos os Pavilhões. Não podes culpar a tua e nossa Associação Académica por esta actividade "lúdica", como foi dito ontem, ter sido aprovada, mas como disse o Patrick, presidente da AAUTAD, esta vai ser debatida emn reunião de Direcção, pois não consta no plano de actividades para este mandato.
    Muitos dos alunos moram longe, mas muitos dos que disseram que iam nem se dignaram a aparecer e de cursos que estavam lá em peso para votar contra. Ouvi hoje comentários acerca desse tema, de alunos que não foram! Que moral têm eles para falar? Alunos que não se interessam pelo que se passa com a própria Universidade! E reclamam quando algo não está bem... Esta foi uma votação dos estudantes e não da AAUTAD! Num universo de 6mil alunos apenas cerca de 200 estiveram presentes. A maior parte deles foram de Med Vet, que se juntaram em peso por algo que segundo eles é necessário. Volto a referir que a AAUTAD fez o que consta nos seus Estatutos e espalhou convocatórias pelo Campus, para que os alunos as lessem. O que podem fazer a AAUTAD se os alunos não as leêm?!

    Saudações Académicas

    ReplyDelete
  3. Vou responder por pontos para não me alongar, espero que não leves a mal.
    1º a hora de tais reunioes, são como as dos nucleos, é as horas a que este tipo de reunioes pode/consegue muitas vezes ocupar salas devido as aulas e afins, daí ser por vezes no anfitiatro do pedrinhos ou na aula magna.
    2º eu moro a meia hora da utad, moro bem do outro lado da cidade, bem lá longe, mas a pé é só meia hora, e andar faz bem a todos, muitas vezes as pessoas arranjam desculpas para não ir e depois queixam-se de nao ser ouvidas!!
    3º o facto de ser votado em reuniao e nao como nas eleiçoes é pq eleiçoes nao tem que haver discussao e partilha de ideias, como um assunto como estes deve e merece ter, e uma eleição é como voto sigiloso.
    4º eu não tenho opiniao formado, em parte porque nao me interesso muito, em parte porque vejo em ambos pros e contras, mas apesar de tudo, penso que se nao gostaram do resultado da votação devem mostrar isso, mas com respeito pelos outros, coisa que infelizmente, nem todos estão a fazer.
    5º retiremos o nosso sentimentalismo e compaixão para descanso um pouco. vejam objectiva e naturalmente as coisas, quem sai lá mais magoado? O pobre bicho ou os malucos que lá vão? Mas em termos naturais, reparem, e atenção, isto visto de forma natural, porque a natureza e mesmo assim!, o bicho saem engrandecido, em que? Nao para connosco, mas com os seus pares, pq defrontou algo e sai de lá, isso, acreditem, vai lhe dar na maturidade vantagem sobre os outros machos na hora de as femeas escolherem.
    Agora podem voltar a trazer o sentido de humanismo e isso. Desculpem algo...

    ReplyDelete

Powered by Blogger.