Social icons

3.02.2011

Design - Cobrar ou não cobrar?

Tenho recebido alguns pedidos para criar pequenas coisas, banners por exemplo. Como disse anteriormente gosto imenso de criar estas pequenas coisas, não apenas banners mas também templates, cabeçalhos... Mas tendo em conta que os pedidos têm sido alguns decidi colocar-vos uma questão: Deveria começar a cobrar quantias simbólicas por estes pequenos serviços? Afinal de contas é preciso tempo e algum trabalho para os criar.
Podia simplesmente chegar aqui e dizer que começarei a aceitar pedidos e a cobrar algum dinheiro por eles. Mas não. Prefiro perguntar aos bacafuzences, quero ouvir opiniões, que são sempre importantes.
O que acham sobre isto?

4 comments

  1. hummmm não sei até que ponto as pessoas continuariam a procurar visto que está complicado para tudo... Se calhar podes pedir para colocar um banner teu na side bar ou uma promoção dos teus blogs nos trabalhos pequenos.
    Nos que gastam mais tempo e pormenores pedes um valor simbólico :)

    ReplyDelete
  2. Acho que um pequeno valor devias pedir, porque como disseste implica tempo, e além disso empenho da tua parte para que fique um bom trabalho. Quem gosta do teu trabalho aceita dar algum para obtê-lo, dependendo sempre da faixa etária que te pedem, pq a independência económica de cada um também é importante. Mas apoio o facto de achar que devias pedir um valor simbólico, mas que justifique todo o teu tempo investido.

    ReplyDelete
  3. depende do que pretendem, se for uma coisa muito simples talvez não levar nada, se for um pouco mais elaborado e que tenhas de despender de algum tempo talvez uma quantia pequenina.
    é, depende muito do que querem :)

    ReplyDelete
  4. Olá, vi o post no blog e antes de mais nada deixa-me dizer-te que gosto bastante do teu estilo gráfico. Eu sou designer gráfico-multimédia e estou neste momento a trabalhar para uma produtora de cinema a fazer material gráfico de campanha para filmes, para além de trabalhar também como designer freelancer para várias entidades. deixa-me dizer-te que isto não está fácil para qualquer um de nós pois de momento o mercado de trabalho encontra-se extremamente saturado na nossa área. a procura é pouca para tantos designers bons que andam por ai e muitos de nós andam com o canudo na mão em empregos precários a recibos verdes sem qualquer tipo de segurança quando não estão a trabalhar em caixas de supermercados ou mesmo no desemprego. Posto isto, também depende muito do trabalho que fazes, coisas para amigos sim, não sei porque haverias de cobrar qualquer tipo de quantia, deixaria isso ao teu critério. Mas se não for para amigos então aconselho a cobrares algo pelo trabalho pois se toda a gente com o teu talento fizessem o que fazes e não cobrassem nada por isso então o valor de mercado para a nossa área poderia diminuir bastante. Afinal para quê pagar X euros por um banner ou por 1 layout se tal fulano ou fulana faz isso com a mesma qualidade e de borla? O bom trabalho merece e deve sempre ser recompensado.

    ReplyDelete

Powered by Blogger.