Social icons

10.19.2010

"O Ensino do Português"

Recentemente comprei um livro que me chamou à atenção, não só pelo preço (3,50€) mas pelo tema que este aborda.
"O Ensino do Português" foi o nome dado a este livro que fala da mediocridade do ensino em Portugal. As novas oportunidades, o novo perfil do professor e a nova concepção de escola são apenas alguns dos temas debatidos.

Aqui deixo algumas partes que ficaram na memória e que achei por bem partilhar. O excerto que se segue é relativo à exclusão do tema até então ordado nas aulas de Francês de 12º ano, "A Segunda Guerra Mundial"
A autora, professora de português mas também de francês, não achou correcto retirarem esta temática do programa até porque era um dos temas preferidos dos alunos, que se mostravam atentos nas aulas e procuravam saber sempre mais.
Em conversa com uma colega do Ministério da Educação, a justificação para tal acontecimento foi:

"(...) o acontecimento era demasiado violento para a idade dos alunos, cansados no seu dia-a-dia de ouvir falar de guerras."

Num mundo onde os jovens têm acesso ao mais diverso tipo de jogos de guerra, a vídeos reais e muitas outras coisas acho extremamente difícil "A Segunda Guerra Mundial" ser um tema violento...

Mas se acham isto ridículo então leiam o excerto seguinte:


"(...) surgiu um estudo universitário sobre o aproveitamento pedagógico da telenovela Morangos com Açúcar, que, na visão de muitos, responde aos interesses de crianças e adolescentes e que alguns professores começaram também a ver para depois descodificarem os episódios com os seus alunos nas aulas de Língua Portuguesa. O estímulo acentuou-se com a recomendação aos professores para que transformassem (...) os Morangos com Açúcar numa série educativa, promovendo um trabalho de análise da série mediante o aproveitamento de algumas sugestões apresentadas no Boletim Público na escola.


Estou a adorar ler este livro pois remete para a situação estúpida em que o Ensino se encontra, onde a facilidade substituiu a exigência.
Certamente irei colocar muitos mais excertos aqui para vos deixar a par do Absurdo em que vivemos.



3 comments

  1. Esse livro deveria chamar-se Inçino do Purtuguez

    ReplyDelete
  2. muito bom! agora até estou a considerar ler também!! (até porque espero vir a dar aulas um dia destes)
    o ensino português está muito verde e verde mais para o estragado do que para o "por amadurecer", o pensamento é totalmente ultrapassado e ainda notei mais quando entrei para a faculdade e percebi que os melhores professores eram aqueles que faziam as suas próprias regras.

    ReplyDelete

Powered by Blogger.