Social icons

2.01.2010

"Um velho sentado num jardim"


Está a dar uma reportagem na Sic cujo nome é "Este país não é para velhos". Fiquei especialmente sensibilizada com uma parte da história do senhor que dá vida à reportagem. Há uns anos atrás era jivem e como qualquer jovem tinha um sonho. conhecer Lisboa e lá aprender uma profissão para 'largar a enchada". Sem meio de transporte disponível para o levar, foi a pé. Caminhou durante meses, parando por vezes em quintas, trocando o seu trabalho por comida.

Isto tocou-me porque a imagem actual deste senhor é com a enchada na mão, coisa que ela não queria.

E claro, depois há as pequenas palavras que lhe vão saindo pela boca que tocam. Teve 4 filhos, duas raparigas e dois rapazes; um deles já morreu. Quando confrontado com a pergunta da jornalista, que passo a citar "Qual é a ligação com os seus filhos?", a resposta deste velho homem foi apenas "Nenhuma", simultâneamente batendo com as mãos no joelho em jeito de revolta e tristeza. E acrescentou que o pior são as saudades dos netos, principalmente dos mais pequenos.

Como tantos outros idosos no nosso país, este homem viveu para a família e acabou por não receber nada em troca. Hoje está num lar, convivendo apenas com tantos outros idosos que se calhar se encontram na mesma situação que ele. Acho injusto, apenas isso.

4 comments

  1. É triste mas isto acontece a muitos idosos e infelizmente parece que não ha como mudar.

    ReplyDelete
  2. É um "abre-olhos" para todos nós, para que quando tivermos "velhos" na família não os abandonar, para que depois não nos façam o mesmo a nós.
    Mas é triste ver o que se passa com os "velhos" e o que lhes fazem em Portugal... E "velhos" entre aspas, pq velhos são os trapos.
    :)

    ReplyDelete
  3. Eu também vi a reportagem.. Foi muito triste.
    Viste aquele pequeno sketch do pardal ? foi lindoooooo

    ReplyDelete
  4. Não vi essa reportagem, mas gostei muito do que escreveste sobre a reportagem, a verdade é que esta é uma realidade para muita gente neste país e isso é muito triste, apesar de não me dar muito com os meus avós mete-los num lar e não ir ve-los era uma coisa que não faria.
    Isto deixou-me mesmo triste...

    ReplyDelete

Powered by Blogger.